
Protetivos para Moldes
O Protetivo para Moldes desenvolvido essencialmente para ferramentas e moldes, possui máxima proteção contra a corrosão, reduzindo o tempo de setup e penetrando em locais de difícil acesso.
Buchas e Colunas
Nos moldes, as buchas de guia cumprem uma função muito importante que é a de assegurar a centralização entre o conjunto fixo e o conjunto móvel, mantendo assim um bom alinhamento entre ambos. É aconselhável que todos os tipos de moldes tenham as buchas e colunas de guia, que devem possuir dimensões proporcionais ao tamanho do molde.
Colunas:
A sua forma é cilíndrica, e em uma de suas extremidades deverá conter uma cabeça para fixação, enquanto a outra extremidade é cônica com um raio para facilitar a sua introdução na bucha de guia. A função principal é promover um perfeito alinhamento entre o conjunto superior e inferior. O alinhamento ocorre, quando a coluna penetra na bucha guia durante o fechamento. É aconselhável que as colunas de guia trabalhem com um ajuste deslizante a fim de proteger os machos mais compridos.
As colunas de guia devem ter um comprimento de mais ou menos 5 a 10 mm maior que o macho mais comprido, de maneira tal que esta chegue às buchas de guia antes que o macho comece a penetrar na matriz. Para a construção das guias é recomendado o uso de aços que possam ser endurecidos por um tratamento térmico de superfície sendo o mais recomendado o aço cromo níquel para cementação. Pode ser feito em AÇO SAE 8620 cementado, temperado e retificado com dureza entre 58 - 62 HRC.
Produtos:
Colunas principais para injeção;
Colunas do conjunto extrator;
Colunas de injeção capilar;
Colunas para placa flutuante.
Buchas
Nos moldes, as buchas de guia cumprem uma função muito importante que é a de assegurar a centralização entre o conjunto fixo e o conjunto móvel, mantendo assim um bom alinhamento entre ambos. É aconselhável que todos os tipos de moldes tenham as buchas e colunas de guia, que devem possuir dimensões proporcionais ao tamanho do molde.
Para os moldes redondos deve-se usar no mínimo três colunas. As suas disposições devem ser previstas, próximas a borda da placa, de forma tal que distanciem-se o máximo possível uma da outra. As buchas de guia são confeccionadas com material de mesmas características e tratamento térmico que os utilizados para as colunas de guia. A principal função da bucha guia é garantir uma perfeita centralização entre o conjunto superior e o conjunto inferior, juntamente com a coluna guia durante o fechamento.
Alinhamento das duas metades de um molde.
A colocação da bucha guia com a coluna guia de um molde permite um desalinhamento máximo de 0,006 cm e um mínimo de 0,004 cm. São valores teóricos, considerando-se que praticamente não há tolerância entre coluna e bucha guia. Na prática, essas tolerâncias são menores, e podem ser medidas, dependendo do caso, pela colocação de cada metade do molde em posição fixa, e movimentando a outra metade contra um relógio comparador. Mesmo que os cálculos sobre o desalinhamento possam estar dentro da tolerância requerida, é indicado incorporar outros recursos para assegurar o alinhamento para que as tolerâncias fiquem mais apertadas com a colocação de pinos cônicos e de outros calços.
Produtos:
Buchas principais para injeção;
Buchas de conjunto extrator;
Buchas de injeção capilar;
Buchas de injeção.
A Sulmax, apresenta a melhor qualidade de colunas e buchas, garantindo qualidade aos nossos clientes.
Para saber mais informações, entre em contato conosco!