Pinos Extratores
Pinos extratores, utilizados na fabricação de moldes e estampo, são produzidos através de aço H13 ou aço prata, com cabeça forjada a quente de aproximadamente 150kg/mm², nível altíssimo de resistência, sendo retificado e nitretado quando do tipo A.
Atribuindo função, os pinos extratores servem para retirar as peças, que ficam presas nos moldes, sem deformar estruturas, permitindo ótimo funcionamento do molde.
Sua execução se trata em desprender peças, estas como molde de anel, plástico, utensílios, entre outros. Para isto, o pino extrator se diverge em categorias A, B, C e D, atribuindo também a bucha guia, que se encontra na parte móvel do molde. Os pinos extratores ainda, detém várias medidas e padrões, possuindo diferentes classificações, que variam em diâmetro e comprimento. Variando a demanda e o pedido sob encomenda.
Pinos extratores (A DIN 1530A ou tipo B DIN 1530B) são conhecidos como pinos extratores de corpo liso. Já os pinos extratores (C DIN1530C) são cilíndricos com corpo e espiga e por fim os pinos extratores (DIN 1530D) são de cabeça chanfrada.
Punção de Corte:
Punção de corte, equipamento que participa do processo de estampagem. Produzido a partir dos materiais M2 ou de aço rápido, sua atribuição é a de criação de peças por meio de corte ou prensagem.
Sua função, se direciona para a realização de cortes. O punção de corte é forçado contra o material, força estimulada, denominada esforço de corte, força essa que é calculada de acordo com a resistência do material. Assim, existindo diferentes punções para determinados tipos de materiais.
Para o correto funcionamento, o punção de corte deve estar certo em diâmetro e força, atravessando pontualmente o material, dividindo-se em etapas: deformação elástica do material, deformação plástica e trincas.
Algumas atenções devem ser tomados, ao utilizar a Punção de Corte.
Deve-se calcular o diâmetro correto, havendo uma folga entre o punção e a matriz, o local onde a peça cortada é fixada, calculando a folga de acordo com a resistência à tração e à espessura do material.
Principais diferenças entre Pinos extratores e Punções de corte
A partir das informações contidas no texto, é possível identificar as seguintes diferenças entre cada um dos componentes:
- Materiais: utilizados para a fabricação de cada um dos produtos, para ter uma maior eficiência se utiliza o aço H13 para os pino extratores e o aço M2 para os punções de cortes;
- Aplicação: pinos extratores são utilizados para extração de peças. Punções de corte são empregados para pressionar uma chapa metálica contra uma matriz;
- Processo de fabricação: pinos extratores tem um processo que segue as normas ISO 6751 e ISO 8694, já os punções de corte seguem a norma DIN 9861.
Para perfeito corte de punção, contate nossos serviços, a Sulmax é uma empresa especializada em Pino Extrator e Punção de Corte, oferecendo os melhores produtos e resultados do mercado.
Solicite seu Orçamento!