Ímãs de Neodímio: Poderosos e Versáteis
Se você já se perguntou como objetos metálicos podem se fixar em uma superfície, a resposta pode estar nos ímãs. Esses fascinantes objetos têm o poder de produzir um campo magnético que possibilita a fixação de partes de metal, tornando-os essenciais em diversas aplicações. Conheça mais sobre esse produto.
Um ímã é um objeto que produz um campo magnético que possibilita a fixação de partes de um metal. Os ímãs mais comuns são os ímãs de ferrite ou cerâmica, os chamados “ímãs de geladeira”. No entanto, existem também os "Super Ímãs", feitos de ligas especiais, como os ímãs de neodímio (Neodímio-Ferro-Boro). Esses ímãs de alta performance são considerados os mais poderosos da família das terras raras e são utilizados em uma ampla gama de aplicações.
Os ímãs de neodímio são compostos por uma liga metálica de neodímio (Nd), ferro (Fe) e boro (B). Sua estrutura, conhecida como Nd2Fe14B, é extremamente resistente à desmagnetização e possui um alto potencial de armazenamento de energia magnética. Em comparação com outros tipos de ímãs, os ímãs de neodímio são cerca de 10 vezes mais fortes com uma incrível relação de indução por peso.
São chamado de 'ímã de neodímio-ferro-boro', ou menos especificamente de 'ímã de terras raras' é um poderoso ímã feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro — Nd2Fe14B — que foi desenvolvida nos anos 1980, em paralelo, pela General Motors[1] e pela Sumitomo special metals.[2] Sua intensidade pode ser medida pelo seu produto energético máximo, em megagauss-oersteds (MGOe) (1 MG·Oe = 7,957 kJ/m³). Essa intensidade varia de 12 a 15, nos ímãs aglomerados de neodímio (bonded magnets) e de 24 a 54 nos ímãs sinterizados.
Por conta do seu processo de produção, ele acaba sendo muito duro, cerca de 600HV, o que o torna frágil em duas situações: se for atingido por outros ímãs ou objetos, ou se for exposto a temperaturas acima de 80°C.
Cada ímã possui em sua natureza dois polos comumente chamamos de polo norte e polo sul. Não existem ímãs com um único polo. Talvez você até já tenha visto situações em que a peça é revestida com materiais que podem isolar um polo, os chamados ímãs de neodímio embuchados com polo isolado, mas estes não deixam de possuir os seus dois polos. Ambos os polos são igualmente fortes.
Geralmente o polo Sul é denominado positivo do ímã e o polo norte o negativo. Aproximando-se o polo norte de um ímã ao polo sul de outro ímã, nota-se uma atração. A partir da figura abaixo, podemos enunciar esta lei da força magnética: polos da mesma natureza se repelem e de naturezas diferentes se atraem. Onde são usados os ímãs de Neodímio?
Os ímãs de Neodímio são usados em tantas aplicações que você nem imagina.• Grades Magnéticas para a separação de impurezas ferrosas de açúcar, café, areia, sal, chocolate, etc;
- Separadores Magnéticos Suspensos para cerâmica, reciclagem, mineração, cana-de-açúcar, cimento, grãos, sucatas, etc;
- Levantadores Magnéticos Manuais para o transporte de blocos, moldes, chapas, retalhos de aço, etc;
- Levantadores Eletro permanentes para o transporte de chapas, billets, bobinas de aço, etc;
- Placas Magnéticas para fixação de peças em furadeiras, CNCs, fresadoras, tornos, etc;
- Placas eletro permanentes para a mesma aplicação;
- Outros dispositivos de fixação magnética.
Além disso, também podem ser aplicados em alto-falantes, equipamentos de imagem médica, acoplamentos magnéticos, ferramentas sem fio e rolos magnéticos.
Ímãs de Neodímio substituíram os ímãs de samário-cobalto em muitas aplicações, entretanto, quando temperaturas de operação desses dispositivos são elevados os ímãs de Samário-cobalto ainda são necessários.
Segurança em relação aos ímãs de Neodímio
Quanto à segurança, o maior problema é no manuseio dos ímãs, conforme já mencionado. Sugere-se o uso de óculos para o manuseio de ímãs de Neodímio. Caso os ímãs se choquem e se quebrem liberando lascas, os olhos estarão protegidos. Deve-se evitar que crianças tenham contato com ímãs, principalmente pelo perigo de ingeri-los.
O forte campo magnético dos ímãs de Neodímio pode também danificar “mídias”, tais como cartões de crédito, flopp disks, cartões de identificação, etc. Os ímãs podem também danificar aparelhos de televisão, monitores, etc. Aconselha-se nunca aproximar ímãs de Neodímio de aparelhos eletrônicos.
Podem perder suas propriedades se aquecidos acima de 80°C, e nunca devem ser queimados, pois gerarão fumaças tóxicas.
Assim como uma ferramenta ou brinquedo, os ímãs de Neodímio podem ser muito divertidos e úteis, mas devem ser manuseados e tratados com cuidado.
Os ímãs de neodímio são ferramentas incríveis e versáteis, utilizados em uma ampla variedade de setores. Porém, devemos sempre ter em mente a importância de manuseá-los com cuidado para evitar acidentes. Com o devido respeito aos seus poderosos campos magnéticos, poderemos desfrutar de todas as vantagens e benefícios que esses ímãs proporcionam em nosso dia a dia.